Quando é que o Otimismo Exagerado começa a fazer mal.
Você já ouviu falar em positividade tóxica? Esse termo descreve a tendência de exagerar os aspectos positivos de uma situação, ao mesmo tempo em que invalida as emoções negativas que alguém possa estar sentindo. Em outras palavras, é uma forma de invalidação emocional, onde as pessoas são levadas a se sentir culpadas por expressarem suas emoções negativas e são instruídas a apenas a “pensar positivo” ou “olhar para o lado bom”.
O Que é Positividade Tóxica?
Embora a positividade seja geralmente vista como uma coisa boa, quando forçada ou exagerada, pode se tornar prejudicial. A positividade tóxica faz com que as pessoas sintam que suas emoções não são válidas ou que não têm permissão para expressá-las. Isso pode levar a sentimentos de vergonha e isolamento, impactando negativamente a saúde mental.
Nos últimos anos, tem havido uma consciência crescente dos efeitos negativos da positividade tóxica(ainda bem) e as pessoas estão começando a reconhecer a importância de reconhecer e validar TODAS as emoções, tanto positivas como negativas. É importante lembrar que não há problema em não estar bem e que é importante permitir que nós mesmos e os outros sintamos e expressemos nossas emoções de maneira saudável. Sejam elas quais forem.
Por Que a Positividade Tóxica é Prejudicial?
- Invalidação Emocional: Dizer a alguém para “pensar positivo” pode parecer um conselho bem-intencionado, mas pode invalidar os sentimentos legítimos de dor, tristeza ou frustração dessa pessoa.
- Sentimento de Culpa: Quando as pessoas sentem que não podem expressar suas emoções negativas, podem começar a se sentir culpadas por se sentirem assim. Isso cria um ciclo negativo de autocrítica.
- Isolamento: A positividade tóxica pode fazer com que as pessoas se sintam isoladas, já que acreditam que seus sentimentos não são compreendidos ou aceitos pelos outros.
Como Evitar a Positividade Tóxica?
- Aceite Todas as Emoções: Reconheça que é normal e saudável sentir uma gama completa de emoções, tanto positivas quanto negativas. Permita-se sentir e expressar essas emoções.
- Ofereça Apoio Verdadeiro: Em vez de dizer “pense positivo”, ofereça empatia e compreensão. Frases como “Eu entendo que você está passando por um momento difícil” podem ser muito mais reconfortantes.
- Crie um Ambiente Seguro: Incentive as pessoas ao seu redor a expressarem suas emoções sem medo de julgamento. Um ambiente acolhedor pode ajudar a diminuir o impacto da positividade tóxica.
E Para Terminar…
Vamos abraçar a complexidade das emoções humanas, afinal somos criaturas complexas e muitas das vezes dúbias. Oferecer apoio genuíno a quem está ao nosso redor, criando um ambiente onde todas as emoções são validadas e compreendidas. Inclusive as emoções tidas como ruins. Afinal, todos nós merecemos sentir e expressar nossas verdadeiras emoções sem medo de julgamento.
Lembre-se: a verdadeira positividade não ignora a dor, mas a acolhe e oferece um caminho para a cura. quiser saber mais ou compartilhar suas experiências com trevos de quatro folhas, estou aqui! 🍀😊