Pexels Photo 6473102 6473102

Como Falar Sobre Sexo Com Os Filhos?

Falar sobre sexo com filhos pré-adolescentes, e ou , adolescentes pode ser um desafio, mas é uma conversa importante para garantir que eles tenham informações corretas e saudáveis. A didática da rua certamente não é a mais adequada.

  • Escolha o Momento Certo: Eu sei o quanto difícil escolher momento certo para falar de algo quem em muitas famílias é tabu, mas escolha o momento onde a vida te “dá a deixa”. Ou seja, alguma noticia na Tv, Internet, a filha(o) da vizinha alguma coisa relacionada a isso que voce possa usar como exemplo para começar a falar no assunto.
  • Seja Aberto e Honesto: Fale de maneira clara e direta, sem rodeios. Use uma linguagem apropriada para a idade deles. Não ultrapasse os limites para não confundir ainda mais.
  • Escute Mais do que Fala: Deixe que eles façam perguntas e expressem suas dúvidas e sentimentos. Mostre que você está lá para ouvir e apoiar. Não perca esse momento. Use as perguntas para esclarecer as duvidas sem “sugar coat”.
  • Use Recursos Educativos: Livros, vídeos e sites confiáveis podem ajudar a explicar conceitos de maneira clara e acessível. E complemente com seu ponto de vista e opinião enfatizando o que o livro ou site mostra.
  • Aborde Temas Importantes: Fale sobre consentimento, respeito, proteção e as consequências emocionais e físicas do sexo. Sexo é normal, todo mundo faz, todo mundo veio do sexo(exceção de fertilização em laboratório) mas exige MUITOS CUIDADOS para ser só prazeroso e não virar uma dor de cabeça desnecessária.
  • Compartilhe Valores e Expectativas: Explique seus valores e expectativas, mas também esteja aberto a ouvir os deles. Explicar sobre os limites, ensinar o adolescente a impor sua vontade se isso for de contrário ao seu conforto e respeitar a vontade alheia. Não é não para todos.
  • Seja um Exemplo: Demonstre comportamentos saudáveis e respeitosos em seus próprios relacionamentos. Um exemplo fala mais do que qualquer discurso bem feito. Os filhos copiam os pais, eles se espelham. Se você aceita um relacionamento abusivo, dificilmente vai conseguir ensinar aos seus filhos a não aceitarem tal comportamento de seus parceiros.
  • Reforce que é um Processo Contínuo: Deixe claro que essa é uma conversa contínua e que eles podem sempre voltar a falar com você sobre o assunto. Dúvidas surgiram ao longo do tempo e isso é assim mesmo. Demonstre que mesmo com todas as suas vivencias, ainda possui duvidas e angustias em relação ao sexo e de como se relacionar. Não tem nada errado em não saber, o problema está em não querer se informar da forma correta, e cometer erros muitas das vezes irreparáveis por conta disso.

Boa sorte com eles. Sobre tudo mostra que você é mãe ou pai, e que sexo é normal e faz parte da vida.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Review Your Cart
0
Add Coupon Code
Subtotal