Vivemos os sonhos dos filhos, e a cada decepção deles, a dor é no nosso coração.
Esses dias minhas duas filhas estiveram aqui em casa, e passamos uma semana inteira conversando, colocando o papo em dia. Em determinado momento perguntei a uma delas, o que ela queria da vida, e ela me disse que queria ser “ASTRONAUTA”. Astronauta é só um exemplo bobo que arrumei pra ilustrar isso aqui. Afinal, Hillary já é uma astronauta, a cabecinha dela já anda pelo espaço. Ela vai me matar.
“Mãe, eu quero ser uma astronauta!”.
A questão é que eu disse a ela que, se ela de fato quisesse ser “astronauta” do jeito que ela exclama, “Mãe, eu quero ser uma astronauta!”, ela já teria ao menos comprado um astronauta de mármore, de ferro, de madeira, sei lá. Um foguete de brinquedo? Fotos de foguetes espalhadas pelo quarto? Uma tatuagem da lua? Não sei. Algo físico, real, palpável, sabe? Algo para se agarrar, um começo.
Não existe desejar algo intensamente, sem fazer o caminho para alcançá-lo.
Há certas coisas na vida que eu considero um chamado. Aquilo que te atrai de tal forma que você nem tem a chance de recusar. Você simplesmente segue em frente e, nesse percurso, constrói seus “foguetes” e “naves espaciais”, mesmo que ainda sejam bem ruins. O mais importante é que você está construindo. Não existe desejar algo intensamente sem fazer o caminho para alcançá-lo. Simplesmente não existe.
Um Hoby, Capricho ou é um Chamado?
Às vezes, chamamos uma fixação de “chamado” quando, na verdade, é apenas um capricho, um hobby, uma vontade passageira que nos faz desistir no primeiro obstáculo. Um verdadeiro chamado faz você levantar da cama às três da manhã, sentar na frente do computador e planejar como alcançar seu objetivo. Na minha opinião Cretina, todo chamado se torna uma obsessão.
Quando quero não descanso até conseguir.
É preciso construir, é preciso trabalhar, mesmo quando se trata de um CHAMADO. Não há outro jeito. Ficar no sofá não leva a lugar algum. E isso sem contar que a vida real, com suas contas, filhos doentes, prestações do carro e PRESIDENTE corrupto no poder, não nos deixa em paz para criar nossos sonhos. Então, para alcançar certos objetivos, precisamos encaixar nossos sonhos no espaço que a vida cotidiana nos permite. E como mãe desejo que elas duas caminhem mais em direção aos seus sonhos, ao invés de apenas sonhar de olhos abertos. A vida exige ação.
Beijos da sua mão, cretina.